segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Gestão de teste é administrar

Estou lendo o livro Lean Startup de Eric Ries. No inicio que ele fala sobre o método, o autor deixa bem claro que empreender é administrar.

O autor é bem enfático ao expressar que deve ter administração em uma statup, tem empreendedores que despreza a administração tradicional e apenas fazem "just do it". Essa escola acredita gestão é o problema e o caos é a resposta. 

Fazendo um paralelo com os testes, em certo momento considerei a gestão de teste (e/ou demandas) como desperdício, que deveria ser opcional. Comecei a agir como se não precisasse se preocupar com o futuro e segui a escola "jus do it". 

No meu caso ocorreu alguns problemas:
- Ficavam muitas coisas para testar

- Testava coisas que não precisava
- Erros encontrados não eram priorizados

Entre outras coisas, rapidamente percebi que tinha algo errado.

Na busca por administrar melhor as demandas, encontrei o kanban que é uma ferramenta para evolução de processos. Foi muito melhor do que eu procurava. Além de organizar melhor os testes, todo o fluxo está sendo otimizado.

Evoluindo o processo de teste, conseguimos (até o momento) integrar mais o time, fazendo todos participar do entendimento das demandas e como solucionar o problema com menor esforço e melhores resultados.

Usamos a técnica BDD para entender melhor o problema e automatizar o fluxo principal.

Estou gostando muito do livro e pretendo colocar mais insights que tiver na leitura.

Abraço.

Paulo Mariano.